domingo, 20 de maio de 2012

book #121 - a cidade dos anjos caídos

Nunca tal me tinha acontecido. O mundo deve de estar mesmo para acabar, porque nunca tal me aconteceu.
Eu sou da opinião que a senhora Cassandra Clare deveria de ter escrito a trilogia e parado por aí, a história estava muito bem como estava, não precisava de ser "alargada". Mantinha-se pelo plano original, que eram três livros, e depois podia escrever a prequena, mas nunca, nunca, deveria de ter sequer pensado na ideia de escrever uma sequela.
Primeiro que tudo nota-se mesmo que a história é forçada, demasiado até. Depois, na minha opinião, não há qualquer surpresas no livro. É óbvio que o Sebastian vai voltar, é óbvio que ele se vai "fundir" com o Jace ...
E depois, o impensável aconteceu. Uma das minhas personagens preferidas durante toda a trilogia começou a irritar-me profundamente. Tão profundamente que cheguei ao fim do livro a detesta-la e a dar graças aos santinhos por o livro ter terminado porque não a suportava mais. Estou a falar do Jace. Acho que foi das primeiras vezes que até gostava do casal principal e isso iria manter-se assim caso um génio (que deveria de ser recambiado de volta para a lampada e não sair mais de lá) não se lembrasse de acrescentar mais livros á saga.
Ponto positivo do livro? O Magnus e o Alec, finalmente a Cassandra Clare decidiu dar um pouco de atenção á relação deles, apesar de que é mais do que óbvio o que o Magnus vai fazer daqui para a frente.
O segundo e último ponto positivo; a escrita continua a ser da mais completa e bem tratada que tenho visto nos livros actualmente.
E prontos ... não leiam. Juro, quem gostou dos três primeiros, por favor, fique-se por aí porque este quarto vem apenas estragar um trilogia que tinha tudo para ser perfeita. Nunca pensei falar mal de um livro da Cassandra Clare, mas este merece mesmo.

Sinopse;
Amor, traição, sangue e vingança – os riscos são maiores do que nunca em City of Fallen Angels. Simon Lewis está tendo alguns problemas para se adaptar a sua nova vida como um vampiro, especialmente agora que ele mal vê sua melhor amiga Clary, que está envolvida em seu treinamento para se tornar uma Caçadora de Sombras – e passando tempo com seu novo namorado Jace. Sem mencionar que Simon não sabe lidar com a pressão de não-namorar-ao-mesmo-tempo com duas garotas. O que um vampiro que adora luz do sol tem de fazer? Simon decide que precisa dar um tempo a sua cabeça fora da cidade – apenas pra descobrir que eventos sinistros estão seguindo-o. Percebendo que a guerra que eles pensaram ter ganho poderia ainda não ter acabado, Simon chama seus amigos Caçadores de Sombras para salvar o dia – se eles puderem colocar seu próprios relacionamentos de lado para cumprir o desafio.

Sem comentários: